.: Dicas para viver mais seguro

 

 

Levar uma vida tranqüila nos dias de hoje pode até parecer um sonho. Afinal, a violência parece estar por todos os lados, atingindo todas as camadas da sociedade, indiscriminadamente.

 

Deixar-se dominar pelo medo não resolve. O fundamental é tentar reduzir os riscos, tomando algumas precauções básicas e prestando muita atenção nos detalhes do cotidiano para agir de forma prática e segura.


Em casa, na rua, no trabalho, ou no carro, há medidas preventivas simples e importantes.

  

A FENACOR-Federação Nacional dos Corretores de Seguros após ouvir especialistas em segurança pública (Oficiais da Polícia Militar, Delegados da Polícia Civil e da Polícia Federal), além de Médicos responsáveis por atendimentos de emergência em diversos hospitais públicos, resolveu elaborar e publicar um resumo de instruções básicas para segurança do cidadão e prevenção da criminalidade, cujo teor, a  SPELL  também divulga e recomenda a atenção de seus clientes:

 

EM CASA, CUIDADOS COM A FAMÍLIA

 

 

Ao fazer cópia de uma chave, escolha um chaveiro que trabalhe longe da sua casa.

Dê preferência a empresas ou profissionais estabelecidos comercialmente que tenham, ao menos, seus telefones e endereços registrados no catálogo telefônico.

  

Dedique algum tempo a seus filhos.  Procure se interessar pelo dia-a-dia das crianças. Aprenda a ouvi-los. Só assim você terá conhecimento da existência dos riscos a que estão expostos e que recomendações poderá fazer para evitá-los ou minimiza-los.  Seja paciente e procure não provocar resistência às suas orientações. Exagerar na descrição dos perigos nem sempre ajuda. Às vezes pode fazer com que as crianças deixem de acreditar na existência do risco.

  

Severidade demais na crítica a um determinado comportamento de seus filhos poderá induzi-los a deixar de revelar situações que ocorrem em suas vidas, que você precisa e deve ter conhecimento.

  

Cole perto do telefone uma lista de números úteis: de locais onde você pode ser encontrado, parentes, amigos próximos, vizinhos e também o 190 da Polícia Militar.

  

Evite deixar seus filhos em casa de colegas e amigos, sem a presença de um adulto responsável. O entusiasmo aflora com a súbita liberdade e a tendência é buscar emoções fortes como: subir em telhados ou brincar com fogo. É quando resolvem descobrir que gosto tem as bebidas alcoólicas. Raramente lembram que a porta ficou aberta ou que o fogão ficou ligado.

  

Pessoas mal intencionadas costumam usar as crianças e as empregadas para obter informações sobre endereço, local de trabalho, hora da chegada dos pais e a escola onde as crianças estudam.

Oriente no sentido de pedir o nome e o telefone de quem está ligando e apenas informar que o responsável pela casa retornará a ligação para dar as informações solicitadas.

 

Insista com seus filhos: eles devem informar sempre onde estão, se vão para outro lugar, o horário que pretendem voltar e avisar no caso de um eventual atraso.  É muito importante dispor de todos os telefones onde é possível localizá-los.

  

Confira sempre as referências de empregados domésticos. Ao contratá-los, anote os dados de seus documentos e o endereço de um parente próximo, se houver. Ter uma foto de recordação bem guardada, também é uma boa medida.

 

Respeite seus empregados. Cumpra suas obrigações legais como patrão e não dê qualquer motivo para que possam se sentir prejudicados.  Explique os descontos efetuados até ter certeza de que realmente entenderam e concordaram com procedimento.

 

Confira a carteira de identidade de entregadores, técnicos de telefone e de aparelhos elétricos. Dê preferência a empresas especializadas que podem ser encontradas depois, em caso de problemas.

 

NO CARRO

 

 

Se o pneu de seu carro furou em local perigoso, não corra risco. Andar um ou dois quilômetros com o pneu baixo ou vazio até uma rua iluminada não vai lhe custar muito mais.

 

Não pare na rua para fazer o receber ligações em seu celular. Especialmente à noite e em avenidas marginais.

 

O mesmo se aplica para telefones públicos. Escolha um local iluminado. Normalmente, postos com atendimento 24 horas possuem telefones públicos.

 

Se o seu carro quebrou ou parou por falta de combustível, abandone-o no meio fio ou no acostamento, procurando estacionar da forma mais segura possível.  Nesses casos, se o local tem pouco movimento, o risco maior é de roubo.  Se o local é muito movimentado, o risco maior é sofrer uma colisão na traseira.

 

Evite permanecer no local para não se tornar alvo de assaltantes ou de acidente.

 

Fique atento ao se aproximar de sua garagem. Se notar alguém suspeito, dê algumas voltas antes de entrar em casa.  Caso o suspeito permaneça no local, chame a polícia.

 

Grande parte dos roubos ocorre quando o motorista está entrando ou saindo do veículo. Se você estiver se aproximando do seu carro e perceber alguém em atitude suspeita próximo ao veículo, passe discretamente e volte mais tarde.

 

Acostume-se a dirigir sempre com as portas travadas e vidros fechados. Pode não ser muito confortável, mas ajuda a evitar o roubo. Quando você estacionar, mesmo que seja por um minuto, mantenha as portas e vidros fechados.

 

Uma simples jaqueta, embrulhos ou pacotes à vista podem convencer o ladrão am arrombar o seu carro. Guarde tudo no porta-malas.  Lembre-se: você sabe que no seu embrulho nada tem de muito valor, quem olha de fora, não.

 

Em caso de assalto mantenha a calma e não reaja. Não faça movimentos bruscos. Não negocie com os assaltantes, alegando, por exemplo, que o relógio foi presente de estimação, etc... E, principalmente, não fixe o olhar no rosto do marginal, pois ele não deseja que você grave seu rosto. Apenas obedeça para livrar-se dele o quanto antes.

 

CUIDADOS GERAIS

 

 

Evite sair usando a camisa de seu clube preferido. Hoje em dia essa exposição tem sido prejudicial porque desperta a animosidade de torcedores adversários, podendo gerar agressões morais, violência física, ou até problemas mais graves.

 

Evite utilizar Caixas Eletrônicos em locais desertos ou com pouca iluminação, principalmente durante a noite. Veja sempre se há alguém em atitude suspeita por perto e nunca aceite orientações de estranhos.

 

Sempre que possível saia com cópias autenticadas de seus documentos. Não os deixe à vista.